Clareamento a Laser

O clareamento é uma forma de remoção dos corantes que penetram em nossa estrutura dental ao longo da vida, provenientes da alimentação, bebidas (principalmente chá, café, sucos de coloração escura) e cigarro.

O escurecimento dos dentes pode ocorrer por outros motivos?
Sim. Além da alimentação, bebidas e cigarro, pode ocorrer por tratamento de canal realizados e traumas (ex: quedas, acidentes onde houve envolvimento dos dentes na batida). O tratamento de canal propriamente dito não provoca escurecimento dos dentes, mas sim algumas substâncias, já em desuso, colocadas durante o tratamento, ou ainda restos de nervo que possam ter permanecido.

Os dentes escurecidos por trauma/tratamentos de canal podem ser clareados?
Sim. Pode-se fazer uma tentativa de clareá-los; isso porque nesses casos há fatores como: há quanto tempo foi feito o canal, ou há quanto tempo houve o trauma (quanto mais tempo tiver decorrido,torna-se mais difícil o clareamento); intensidade do escurecimento (as vezes não conseguimos que o dente fique na mesma tonalidade dos demais, sendo então necessário buscar outras alternativas estéticas, como facetas e coroas de porcelana.

O processo de clareamento é o mesmo em todos os casos?
Há algumas variações. Quando fazemos clareamento em todos os dentes superiores e inferiores, há 2 (duas) técnicas: clareamento caseiro ou a laser.
O caseiro é feito num período de 1 (um) mês, e o paciente realiza em sua casa, fazendo uso de uma placa, que se adapta perfeitamente a seus dentes, e no interior desta e colocado um gel, que faz o trabalho de remoção da coloração amarelada / escurecida dos dentes.

Já o clareamento a laser é realizado no próprio consultório, e em apenas 2 (duas) ou 3 (três) sessões já esta pronto.O dentista também aplica um gel (com concentração do produto bem superior ao gel caseir o) e este é ativado com a luz do laser. Em virtude dessa associação gel + laser, e por ser de maior concentração, vemos um resultado mais satisfatório do que o caseiro.

Já em dentes escurecidos pós-trauma ou tratamento de canal, pode-se aplicar o laser ou não, mas o gel clareador é sempre aplicado por um dentista, pois tem que ser colocado dentro do dente.Vale lembrar que dentes escurecidos pós-trauma passarão primeiro por tratamento de canal para depois fazerem o clareamento.
Isso porque há casos em que apenas o tratamento de canal já traz ao dente a sua coloração inicial. Mas isso também depende muito de quanto tempo já se passou após o trauma.

Há contra-indicações para o clareamento?
Sim. Normalmente, pessoas que fumam nao verão um resultado satisfatório, sendo necessário, pelo menos durante o tratamento,pararem de fumar.
É necessário evitar também: chá, café, molhos de tomate,mostarda, ketchup e sucos/ refrigerantes escuros (uva, morango, laranja,coca-cola).
Pacientes com outros tratamentos bucais à serem realizados, como presença de cáries, gengiva inflamada, dentes para tratramentos canal, devem primeiro realizá-los, para depois iniciar o clareamento.

Quais cuidados devem ser tomados pós-clareamento?
Normalmente, seria importante parar de fumar e evitar a ingestão de café e chá várias vezes ao dia, para que o clareamento dure mais tempo. Tomando esses cuidados, e mantendo uma boa higienização diária, o clareamento terá sucesso prolongado.

Pode trazer alguns efeitos indesejados?
O principal efeito nos primeiros dias pode ser um aumento na sensibilidade nos dentes (com água gelada ou em temperatura ambiente), que varia de pessoa para pessoa, mas que logo melhora. Nos casos de clareamento caseiro, pode haver uma sensibilidade na gengiva também, mas que passa em poucos dias.
Outro efeito pode ser um clareamento não uniforme, ou seja, alguns dentes ficarem mais claros que outros. Por isso, é muito importante o acompanhamento, por parte de um profissional dentista, que avaliará o tratamento em várias etapas, de modo que poderá concentrar o clareamneto em determinadas áreas, obtendo melhores resultados.

Além da alimentação controlada, há outras formas de dentes brancos por mais tempo?
Como tratamento auxiliar, o dentista poderá indicar um creme dental conhecido como branqueador ou clareador, que funcionará como uma manutenção; mas é necessário que seja bem indicada, por um profissional, pois há produtos muito abrasivos que podem trazer desgastes do esmalte dental, prej udicando na estrutura e causando mais sensibilidades.

Obturações claras precisam ser trocadas antes ou depois do clareamento?
Quando não houver cáries, as trocas são feitas após o clareamento, para que seja escolhida a cor da resina a mais próxima possível com a dos dentes. Na presença de cáries, é necessário tratá-las primeiro, fazer o clareamento e novamente refazer essas obturações em função do ajuste da cor.

Quando há necessidade de tratamento com aparelhos para posicionar melhor os dentes, em que momento faz-se o clareamento?
O ideal é primeiro realizar todo o tratamento com aparelho, e após sua remoção realizar: limpeza para remoção de placa bacteriana; polimento das estruturas dentais para remover restos de resina em virtude da colagem do aparelho fixo; tratamento de possíveis cáries; e por último realização do clareamento.

laser2