1. Clínica Geral
A Clínica Geral é a especialidade que faz a avaliação inicial das condições odontológicas do paciente.
Levantadas essas informações, é feito o planejamento específico para cada caso. O exame clínico inicial pode incluir a necessidade da confecção de moldes em gesso, imagens intra-orais, radiografias, tomografias, fotografias etc.
Também faz parte da Clínica Geral à realização de tratamentos como remoções de cáries, restaurações, extrações simples e outros procedimentos para restabelecer a saúde bucal.
2. Odontologia Estética
Esta é uma especialidade cada vez mais requisitada na odontologia e que vai além da saúde bucal. O Doutor Helio Oriani tem grande experiência em odontologia estética e consegue resultados surpreendentes que mudam o sorriso do paciente. Isso melhora a auto-estima e aumenta a segurança no convívio social.
Os tratamentos estéticos incluem uma grande variedade de procedimentos como: restaurações da cor dos dentes, a uniformização da cor dos dentes, mudanças em seu formato, aumentar, diminuir, variar a posição ou alinhar através de reconstruções feitas com resina ou porcelana. Existe ainda o clareamento em dentes vitais e não vitais, lentes de contato (lâminas de porcelana que praticamente não necessitam da realização de desgastes no elemento dental), além de próteses unitárias livres de metal.
3. Clareamento dental
O Doutor Helio Oriani dispõe de diversos métodos em clareamento dental, e está sempre atualizado com o que existe de mais moderno e eficaz no mercado.
Basicamente, o clareamento é realizado com um gel que libera oxigênio, quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental e eliminando as manchas sem prejuízo algum para a saúde dental, quando usado adequadamente. Porém, existem vários métodos e produtos no mercado, como o clareamento a laser ou com luz led (onde se aplica o produto em consultório, juntamente com a luz) ou o clareamento caseiro (no qual o próprio paciente, com a devida orientação profissional, faz a aplicação do gel clareador em sua própria residência), entre outros.
Após uma avaliação individual, o método mais eficaz será indicado a você. Em alguns casos o clareamento poderá ser feito em uma única sessão, em outros poderá necessitar de mais sessões ou também associação de técnicas.
Alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante o tratamento, o que é minimizado com o uso de flúor de alta concentração, medicação oral e principalmente o uso do próprio laser terapêutico.
4. Endodontia
A endodontia é popularmente conhecida como tratamento de canal. Na verdade, o endodontista é o especialista que diagnostica a origem e cuida de qualquer tipo de dor, que pode ser advinda de problemas no canal ou outros traumas dentários.
Como é feito o tratamento de canal?
O endodontista trata do nervo infeccionado, inflamado ou lesionado por cáries ou traumas, removendo-o e promovendo uma sanificação (limpeza e desinfecção) antes de sua obturação. Atualmente, com o uso de instrumentação rotatória, consegue-se finalizar o tratamento em uma única sessão.
O tratamento é dolorido?
Com os recursos utilizados na clínica, os tratamentos de canal são praticamente indolores e feitos com grande rapidez.
5. Cirurgia
A clinica do Dr. Helio Oriani é equipada para a realização de cirurgias simples ou complexas, com equipamentos e instrumentais devidamente esterilizados, visando segurança contra infecções.
Alguns exemplos cirúrgicos:
– Extração do siso;
– Enxertos ósseos;
– Cirurgias periodontais;
– Enxertos de gengiva;
– Gengivoplastia (estética da gengiva);
– Colocação de implantes.
6. Implante
O implante constitui-se basicamente na introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (maxila ou mandíbula). Este parafuso substitui a raiz do dente, por isso é chamado de “raiz artificial”. É nele que se fixa a prótese dentária.
O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala de forma bastante similar aos dentes naturais, além de devolver beleza ao sorriso e qualidade à saúde bucal.
É necessário alto conhecimento técnico para colocação dos implantes e reabilitação de sua boca, estudos detalhados devem anteceder a instalação cirúrgica do implante, é de extrema importância, inicialmente fazer o planejamento da sua prótese para depois determinar a posição e as características do implante a ser colocado, de forma que se possam minimizar os riscos e atingir a excelência dos resultados. É possível em alguns casos a instalação imediata do seu dente, quando na colocação do implante. O sucesso dos implantes é próximo de 100%.
O Doutor Helio Oriani, usa só implantes de ultima geração, onde a retenção da prótese (dente) é feita no sistema cone – morse, onde o componente que une o dente ao implante, nunca solta, além de evitar a perda óssea em volta do implante, ao longo dos anos, e evitando a inflamação gengival e cheiro desagradável ao redor da prótese (dente).
7. Prótese e reabilitação oral
É a especialidade da odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos por meio de próteses fixas, removíveis e, recentemente, pelas modernas próteses sobre implante. As próteses permitem recuperar as funções estéticas, fonéticas e mastigatórias da boca.
Na reabilitação é feito planejamento com modelos, onde o paciente poderá visualizar como ficará sua oclusão recuperada ou dar-lhe pela primeira vez a função e estética.
8. Periodontia
A Periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como gengivite ou periodontite.
Os sinais mais característicos são:
• Halitose forte;
• Sangramento;
• Pus entre os dentes;
• Alteração na posição dos dentes;
• Mobilidade dos dentes;
• Retração da gengiva;
• Inchaço gengival;
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma correta higienização bucal.
Uma não perfeita remoção da placa bacteriana na higienização e ou ainda má adaptação de prótese e traumas de oclusão, levam a gengiva a uma inflamação ( gengivite ) e uma inflamação mais intensa, onde ocorre a perda de osso que retém o dente na boca ( Periodontite ).
Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, diabetes e outras doenças que afetam o organismo. Através de programas preventivos e, se necessário, raspagem corono-radicular e cirurgia periodontal, conseguimos um ótimo prognóstico e controle da doença.
As doenças periodontais causam com muita freqüência doenças sistêmicas, como:
• Problemas respiratórios;
• Nascimento crianças prematuras e com baixo peso;
• Osteoporose;
• Doenças cardíacas, principalmente nas válvulas cardíacas.;
As doenças cardiovasculares são a segunda causa de óbito no Brasil;
O Doutor Helio Oriani é especialista em Periodontia, onde lhe dará todas as orientações como evitar a doença periodontal, através de escovações dentais e gengivais corretas, além do controle da placa bacteriana e etc.
9. Halitose
O mau hálito é uma característica mais freqüente do que se imagina, afetando a sua qualidade de vida, dando insegurança, complexos, inibição ou dificuldade de relacionamento social. Normalmente as pessoas não percebem com atenção a sua halitose (mau hálito), pois nosso olfato se acostuma com o mau odor. Existem inúmeras causas para o mau hálito, mas 90% das causas estão na boca e não no estômago. Por isso é necessário um investigação detalhada das possíveis causas do mau hálito. Peça ajuda ao profissional.
PREVENÇÃO
Onde você é orientado para manter a saúde bucal conquistada como:
•Maneira correta de escovar seus dentes e gengiva, conforme seu caso.
•Orientação de acessórios para ter uma higiene completa, evitando comprometimento dos dentes e doenças gengivais.
TRATAMENTOS À LASER TERAPÊUTICO
O laser terapêutico, é uma luz que tem função anti inflamatório e analgésico, portanto, pode ser usado em inúmeros tratamentos, tanto para diminuir a dor, como acelerar o período de reparação(cicatrização) em cirurgias, e conseqüentemente pode-se diminuir ou evitar o uso de medicamentos comuns.
TRATAMENTOS À LASER TERAPÊUTICO
O laser terapêutico, é uma luz que tem função anti-inflamatório e analgésico, portando pode ser usado em inúmeros tratamentos, tanto para diminuir a dor, como acelerar o período de reparação(cicatrização) em cirurgias, e consequentemente pode-se diminuir ou evitar o uso de medicamentos comuns.
10. Ortodontia
Aparelhos Móveis – Aparelhos Fixos Metálicos ou Transparentes
Ortodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dos dentes e da face. No passado, a tratamento de ortodontia estava associado às crianças, porém, hoje não existe idade máxima. Os adultos normalmente preferem os brackets estéticos, que tem a cor do dente e quase não aparecem.
A ortodontia é responsável por além de corrigir os dentes mal posicionados, auxilia a boca, os músculos da face e os dentes, pois funcionam sempre juntos. Quando alguma das partes está alterada, interfere na estética da face, na fala, na deglutição e até mesmo na respiração. Embora seja difícil prever o tempo do tratamento para ortodontia, pois ele depende de vários fatores, em média leva-se de 12 a 24 meses.
A maioria das pessoas imagina que a correção de dentes através da ortodontia deve ser feita na adolescência, porém, o melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite por volta dos 4 e 5 anos. Cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como doenças periodontais, cirurgias corretivas no futuro, extração de dentes e tratamentos longos.
Ortodontia – Aparelho Ortodôntico Móvel, Transparente e Invisível.
Novas técnicas da ortodontia possibilitam que o tratamento ortodôntico seja mais rápido e sem comprometimento estético durante o uso.
Segundo nossa especialista em ortodontia, a procura por aparelhos ortodônticos estéticos tem sido cada vez mais freqüentes. Tanto os aparelhos ortodônticos móveis como o Invisaling, Essix ou alinhadores, quanto o aparelho ortodôntico fixo transparente de porcelana ou safira e o aparelho ortodôntico lingual (também conhecido como aparelho invisível) tem sido cada vez mais utilizado não em só em adultos com a preocupação estética, mas também em pacientes mais jovens.
TIPOS DE APARELHO ORTODÔNTICO
A ortodontia atual proporciona diversas possibilidades para a realização do tratamento, desde técnicas modernas que propiciam um tratamento mais rápido, até novas opções de aparelhos ortodônticos estéticos e/ou imperceptíveis, que fazem com que o aparelho não prejudique a estética e auto-estima de quem está usando.
O tipo de aparelho ortodôntico ideal para cada pessoa depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista aliado à expectativa de quem irá utilizar.
Ortodontia utilizando Aparelho Móvel
Este tipo de aparelho odontológico normalmente é mais indicado para movimentações pequenas.
Outro uso comum de aparelho odontológico removível é para pacientes em fase de crescimento, pois nesse fase é possível guiar o crescimento que está acontecendo para a forma mais adequada. Isso é chamado de Ortopedia Funcional dos Maxilares, onde se altera o crescimento ósseo da face.
– Invisalign
– Essix
– Aparelho Móvel Alinhador
– Aparelho Ortopédico (para crianças)
Ortodontia utilizando Aparelho Fixo
O aparelho odontológico fixo é mais indicado para pacientes onde se necessita de uma movimentação de posicionamento dos dentes, possibilitando assim controlar o dente tridimensionalmente nestes tipos de aparelhos.
São várias opções, desde peças transparentes ou de cor semelhante à coloração dos dentes, até aparelho praticamente invisível, que é colado na parte do dente que fica para dentro da boca.
-Aparelho Fixo Lingual (ou Aparelho Invisível);
-Aparelho Fixo Transparente (estético) ou metálico;
-Auto-ligavél pode ser: Safira
Porcelana;
Metálico
• O que é Aparelho Ortodôntico Auto-ligável?
Diversas tecnologias têm sido criadas para os fins ortodônticos devido ao crescimento e a alta procura por tratamentos. Uma nas novas tecnologias que muitos ainda não conhecem, é um novo tipo de aparelho ortodôntico, o chamado auto-ligável. Esta nova tecnologia dispõe de braquetes e fios, assim como aqueles aparelhos tradicionais, onde a novidade é a não necessidade de elásticos para que o fio fique preso ao braquete, dando maior conforto ao paciente e eficiência a este tipo de aparelho ortodôntico, além da menor duração do tempo de tratamento.
ORTODONTIA PARA TODAS AS IDADES
O tratamento ortodôntico não tem restrição de idade, sendo necessária a realização de exames complementares detalhados para que o Ortodontista faça uma correta avaliação e possa decidir junto ao paciente sobre as possibilidades de tratamento e possíveis resultados e benefícios. O tempo de tratamento é variável de acordo com a complexidade do caso e cooperação do paciente.
Ortodontia para crianças
A maioria das pessoas imagina que a correção dos dentes através da ortodontia deve ser feita na adolescência, porém, o melhor é que uma primeira avaliação seja feita nos dentes de leite, por volta dos 4 e 5 anos.
Nessa fase, o ortodontista trabalha na prevenção de futuras irregularidades, utilizando aparelhos ortopédicos que servem como um guia que irão estimular o crescimento ósseo da forma correta, controlando e corrigindo o posicionamento de língua e lábios para desenvolver os espaços adequados para os dentes definitivos que nascerão em breve, propiciando desta forma uma melhor alimentação e respiração que é tão importante nessa idade.
Assim, o ortodontista, em conjunto com outros profissionais, evita que no futuro a criança necessite realizar cirurgias corretivas, extração de dentes e tratamentos longos, além de minimizar a chance de desenvolvimento de doenças periodontais e surgimento de cáries, além de contribuir para o desenvolvimento saudável da criança.
A ORTODONTIA REABILITA A ESTÉTICA DO SORRISO E AS FUNCIONALIDADES GERAIS DA BOCA.
É importante lembrar que após finalizar a movimentação dos dentes, é necessária a utilização de aparelho para contenção, a fim de manter a correta posição dos dentes, que será determinado pelo ortodontista segundo as respostas do organismo de cada paciente, a fim de não permitir a sua recidiva, ou seja, que voltem ao posicionamento inicial.
11. Colocação de piercing dental
Trata-se de um pequeno piercing, que pode ser brilhante ou não, onde é colado no dente, sem comprometer a estrutura dental. Pode ser removido a qualquer tempo, descolando-o simplesmente.
12. Dentadura Parafusada
A perda dos dentes e a diminuição do fluxo salivar em idosos diminuem a capacidade de mastigação e deglutição adequada do alimento, comprometendo a saúde geral e o bem estar do idoso. Por isso é recomendável a DENTADURA FIXA, onde o paciente volta a mastigar normalmente, sem o risco de soltar a prótese ou machucar a gengiva, mesmo com alimentos mais duros.
A dentadura é fixada na boca através de parafusos, e estes parafusos são fixados em alguns implantes.
A saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral. Para a população idosa, significa condições biológicas e psicológicas adequadas, de modo que os indivíduos exerçam funcionalmente a mastigação, deglutição e fonação, além de exercitarem a auto-estima e o relacionamento social por meio da estética, sem inibição ou constrangimento, contribuindo, deste modo, para a saúde geral. Havendo dificuldades em alguma dessas funções ou estado, estaremos diante de um quadro de incapacidade.
A mudança de uma DIETA SAUDÁVEL para uma dieta com predominância de carboidratos e alimentos menos consistentes pode não conter os nutrientes adequados as necessidades biológicas, causando estados anêmicos e apáticos em pessoas mais suscetíveis. Além disso, este tipo de alimento pode causar atrofia na musculatura mastigatória, e esta, repercute na estética facial e na auto-estima do idoso ( MONTENEGRO, 2002).
Com o uso da DENTADURA COMUM, “ não é possível comer uma espiga de milho, ou ate mesmo carne, sem que se tenha que cortar em pedaços bem pequenos, pois esta dentadura não tem força nos dentes para cortar, na realidade os dentes postiços nunca são firmes na boca. Os idosos percebem que a mastigação não é realizada com naturalidade e conforto, e que há necessidade de selecionar o tipo de alimento ou a forma de consumi-lo, por meio de estratégias que facilitem a ingestão. Normalmente, ao ser engolido alimentos em pedaços maiores sem a devida mastigação, o estomago não esta preparado para fazer a função dos dentes, causando uma sobrecarga estomacal, levando a gastrite ou ate úlcera, alem de que grande parte das proteínas e vitaminas dos alimentos, sem a mastigação, não são aproveitadas, indo diretamente para as fezes, prejudicando a qualidade nutricional da dieta alimentar.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária de 65 á 74 anos em média já perderam 93% dos seus dentes. Na odontologia, a preocupação com os idosos reside no fato entre outros, de que a capacidade mastigatória está intimamente ligada à condição nutricional e esta, a saúde geral dos indivíduos, o que repercute na sua qualidade de vida, embora a estética dentária seja importante, a cavidade bucal deve ser vista em sua plenitude, pois por meio dela existe a integração social do individuo (MONTENEGRO, 2002).